A curva,
para muitos motociclistas, é o momento de maior prazer na pilotagem. Entretanto
é preciso conhecer algumas técnicas básicas para que você possa aproveitar ao
máximo essa sensação e ter mais conforto e segurança nos seus passeios ou até
mesmo numa corrida de pista ou track day.
SE FOR
UMA CURVA SEGA? Nunca entre perto do seu limite, pois pode se deparar com um
buraco, um objeto na pista, um animal e até mesmo um veículo parado ou
travessando a via o que obriga você a diminuir a velocidade ou mudar a direção
da moto rapidamente.
Não abuse
da inclinação da moto nem dos freios durante a curva.
Quando
for fazer a curva, você irá se deparar com três estágios:
ESTÁGIO
1: É o momento em que você se prepara para fazer a curva, ajusta a
velocidade ideal (aquela que você sente a moto responder com facilidade sem forçar o seu limite) e a direção da moto, nesse momento não há inclinação da moto.
ESTÁGIO
2: É quando a moto começa a inclinar, nesse momento a moto deve estar já
ajustada à curva para que não seja necessário nenhuma correção de trajetória ou
de velocidade durante a curva. Nesse momento o ideal é manter a velocidade da
moto.
ESTÁGIO
3: Quando a moto termina a curva, retorna a ficar em pé e
gradualmente, você vai acelerando novamente.
O ângulo
máximo de inclinação das motos varia dependendo das cilindradas e do tamanho da
moto.
Geralmente
o ângulo das motos mais comuns é em torno de 45º.
![]() |
Aqui é possível ver o ângulo máximo que os diferentes tipos de motos podem inclinar. |
Para onde devo olhar durante a curva?
O lugar
onde deve-se fixar os olhos durante a curva é único e direto. O fim da curva!
Sim, o final da curva, ou se voce não consegue vê-la, o mais lonje que voce
puder ver. A justificativa é bem simples, voce vai aonde seus olhos vêem.
Portanto, se voce olhar fixamente para o fim da curva voce irá até lá
tranquilamente, o mesmo vale se voce olhar para alguma coisa fora da pista,
você irá direto até ela.
Por esse
motivo o foco no fim da curva é importante, ele não só ajuda voce a fazer uma
curva perfeita, como também vai instantaneamente manter voce dentro da curva.
![]() |
Sempre olhe além de onde estiver, para o fim da curva. |
Mais de
70% dos acidentes nas curvas acontecem pelo uso indevido do freio dianteiro que
faz com que a moto saia de dianteira.
Dica: utilize ambos os freios. Distribuindo a frenagem rm torno de 70% para o freio dianteiro e 30% para o freio traseiro, pois o freio dianteiro da
mais capacidade de frenagem e o traseiro mantem a motocicleta no seu traçado de
curva.
![]() |
Na foto, o piloto sofre uma queda por usar o feio de forma errada. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário